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Matemática

Publicado: Sábado, 09 de Junho de 2018, 15h51 | Acessos: 992

Sobre o curso:

  • Histórico: O curso de Licenciatura Plena em Matemática foi implantado no Campus de Bragança inicialmente em 1987, na modalidade intervalar, voltando a ter turmas na modalidade regular nos anos de 1992, 1993 e 1994. Após 1994 a oferta do curso foi interrompida, sendo que foram ofertadas turmas intervalares esporadicamente, nos anos de 1998 e 2006 mantidos pelas faculdades de matemática de Belém e Castanhal, respectivamente. Com o surgimento do projeto REUNI, o curso de Licenciatura em Matemática voltou a ser ofertado em 2009 e a partir de então ofertado anualmente.
  •  Organização curricular:O currículo do curso organiza-se em três (3) núcleos : Núcleo básico (450 horas), Núcleo de desenvolvimento (1470 horas) e Núcleo de aprofundamento (1035 horas).
  • Áreas de atuação: O Licenciado em Matemáticapoderá exercer a docência na Educação Básica, de acordo com as bases educacionais de Educação no âmbito nacional, em área institucional e não institucional.
  • Perfil do profissional: O licenciado em Matemática deve ter as seguintes aptidões:

➢ Dominar conhecimento matemático específico, tendo consciência do modo de produção próprio dessa ciência – origens, processo de criação, inserção cultural, tendo também conhecimento das suas aplicações em várias áreas.

➢ Perceber quanto o domínio de certos conteúdos, habilidades e competências próprias à matemática importam para o exercício pleno da cidadania.

➢ Ser capaz de trabalhar de forma integrada com os professores da sua área e de outras áreas, no sentido de conseguir contribuir efetivamente com a proposta pedagógica da sua Escola e favorecer uma aprendizagem multidisciplinar e significativa para os seus alunos.

➢ Ter maturidade para utilizar adequadamente ou perceber o significado da precisão dedutiva num processo de demonstração, assim como para empregar procedimentos indutivos ou analógicos na criação de matemática, entendida como uma atividade de resolução de problemas, tanto na sua relação pessoal com a ciência matemática, quanto na dinâmica de ensino-aprendizagem.

➢ Compreender as características peculiares a cada um dos raciocínios típicos da matemática: o raciocínio lógico-algébrico, o combinatório e o geométrico.

➢ Dominar de forma lógica, característica do pensamento matemático, e ter conhecimentos dos pressupostos da Psicologia Cognitiva de modo a compreender as diversas potencialidades de raciocínio em cada faixa etária, variando de pessoa para pessoa. Em outras palavras, ser capaz de, por um lado, favorecer o desenvolvimento de raciocínio de seus alunos, e por outro lado, não extrapolar as exigências de rigor a ponto de gerar insegurança nos seus alunos em relação à matemática.

➢ Possuir familiaridade e reflexão sobre metodologias e materiais de apoio ao ensino diversificado de modo a poder decidir, diante de cada conteúdo específico e cada classe particular de alunos, qual o melhor procedimento pedagógico para favorecer a aprendizagem significativa de matemática, estando preparado para avaliar os resultados de suas ações por diferentes caminhos e de forma continuada.

➢ Ser capaz de observar cada aluno, procurando rotas alternativas de ação para levar seu aluno a desenvolver-se plenamente, com base nos resultados de suas avaliações, sendo assim motivador e visando o desenvolvimento da autonomia no seu aluno.

➢ Se engajar num processo de contínuo aprimoramento profissional, procurando sempre atualizar seus conhecimentos com abertura para a incorporação do uso de novas tecnologias e para adaptar o seu trabalho às novas demandas socioculturais e dos seus alunos.

 

Características:

  • Modalidade de Oferta: Presencial
  • Ingresso: Processo Seletivo
  • Vagas: 40
  • Turno: Matutino, Vespertino ou Noturno
  • Duração mínima: 4 anos
  • Duração máxima: 6 anos
  • Tipo: Licenciatura
  • Carga Horária Total: 3275horas
  • Título Conferido: Licenciado (a) em Matemática
  • Período Letivo: Extensivo e Intensivo
  • Código E-Mec: 12033
  • Reconhecimento do Curso:Reconhecido por meio do Decreto nº. 35.456 de 04/05/1954, publicado no D.O.U. de 17/05/1954. Renovado por meio da Portaria SERES/MEC nº. 921 de 27/12/2018, publicado no D.O.U. de 28/12/2018

Outras Informações:

Curso vinculado à Faculdade de Matemática - FAMAT

 
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